terça-feira, 5 de julho de 2016

Malhas Imperial: 43 anos aquecendo gerações

A Malhas Imperial surgiu na Linha Imperial, em Nova Petrópolis/RS, no início dos anos 70, a partir do trabalho desenvolvido pela dona de casa Nelcy Neumann. Casada com Guido Neumann, funcionário da Caixa Rural (hoje Sicredi), e mãe e sete filhos, Nelcy tricotava malhas para a família com o intuito de enfrentar o inverno rigoroso de forma econômica.
No ano de 1971, para agilizar o trabalho, a família resolveu comprar uma máquina de tecer Kubler, que, apesar de manual, atendia perfeitamente as necessidades domésticas. A máquina produzia peças de apenas uma cor, que, com o tempo, começaram a fazer sucesso. Parentes, vizinhos e amigos, admirados com a malha produzida, começaram a fazer encomendas - bastava levar o fio e determinar o modelo. Transcorrido algum tempo, Nelcy adquiriu uma máquina que produzia peças de duas cores.
Em 1972, com o aumento da demanda, a família Neumann teve a idéia de ampliar o trabalho doméstico e transformá-lo em negócio. Assim, planejou a compra de uma máquina semi-industrial.
1973 a 1978 - Malharia no Porão
Em 5 de julho de 1973, foi fundada oficialmente a empresa Nelcy E. K. Neumann & Cia Ltda. Malhas Imperial. A malharia foi montada no porão da casa da família.

No início trabalhavam apenas por encomenda: tiravam medidas, o cliente sugeria o modelo e assim teciam a peça. Inesperadamente, esse método de trabalho fez a clientela crescer rapidamente, embora nada fosse feito em termos de divulgação.

No seu ramo, a Malhas Imperial foi pioneira em Nova Petrópolis, o que constituiu um ponto a seu favor. Rapidamente tiveram que contratar funcionários para atender a crescente demanda.

1978 - Praca de Nova Petropolis
 Já em 1976, teve início na praça de Nova Petrópolis o Festival de Inverno, para venda de malhas, artesanatos e produtos coloniais. A Malhas Imperial, juntamente com outras malharias e pequenas empresas, participou do evento. Em seguida, esteve presente em feiras de Caxias do Sul e, a esta altura, já havia se transformado em sinônimo de qualidade e bom gosto.

Em 1976, Elli Dutra, uma cliente, foi convidada a abrir um posto de vendas em Gramado(RS). A iniciativa deu tão certo que a parceria continua até hoje, sob responsabilidade da família Dutra. Dessa forma, a Imperial foi seguindo seu caminho, e, com o auxílio de representantes, os negócios se ampliaram, inclusive com a efetivação de vendas para grandes redes de lojas.

Em 1982, houve uma reestruturação da empresa e a filha de Nelcy, Rosane, iniciou suas atividades em tempo integral.
O tempo foi passando e, com ele, ocorreram muitas mudanças:
- a concorrência aumentou
- a economia começou a apresentar oscilações
- a inflação chegou às alturas
- os custos subiram
- e para agravar o quadro, o inverno já não era tão rigoroso.
Mas todas as dificuldades foram vencidas com criatividade e coragem, e a empresa nunca deixou de dar prioridade à qualidade e originalidade dos seus produtos.

Em 1989, Eduardo, um dos filhos mais novos, passou a trabalhar com os pais e a irmã. Na mesma época, a malharia fez um grande investimento em modernização tecnológica: foi importada, da Itália, sua primeira máquina eletrônica, totalmente computadorizada. Foi um marco que possibilitou um grande avanço em produção, qualidade e criatividade.

Em 1991, com a inauguração do Hotel Berghaus, Nelcy resolveu dedicar-se com exclusividade ao novo empreendimento da família, desligando-se da malharia.

Em 1996, a Imperial abriu uma loja no centro da cidade, além de iniciar sua participação no Festimalha. Três anos depois, abriu sua quarta loja, a segunda em Gramado.

Em 2002 implantou um sistema de gestão exclusivo para malharias que a possibilitou administrar melhor todas as áreas da empresa: produção, estoques, vendas, financeiro e outros.

Em 2003, com a entrada do filho Leonardo na empresa, surge a Vira & Mexe que é uma marca voltada ao público infantil objetivando focar segmento cada vez mais exigente. A empresa ampliou seu quadro de representantes atendendo não mais sobre aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas passa a atender também com maior intensidade os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A partir deste momento começou a participar também de feiras para lojistas como a FENIN e FIT, ampliando ainda mais sua relação com este mercado. Já em 2004 cria o mascote Centopeca: uma simpática centopeia.

Centopeca
Entre os anos de 2004 e 2006 iniciou uma ampla reformulação e padronização física das lojas próprias objetivando criar um ambiente de compras ainda melhor aos seus clientes.

Em 2009 começou a produzir anualmente os catálogos de venda da coleção outono/inverno da Vira & Mexe estreitando ainda mais a relação com o lojista. O catálogo foi uma forma de facilitar as compras do clientes lojista, assim como uma excelente ferramenta de divulgação.

Entre os anos 2010 e 2012 a empresa inova mais uma vez importando 5 teares japoneses com modernos recursos produtivos ampliando produtividade e principalmente capacidade de produtos ainda mais sofisticados e diferenciados.

Neste meio tempo, muitos consumidores de longe estavam em contato querendo comprar as malhas infantis e desta forma surge em 2012 a loja virtual da Vira & Mexe. As peças de criança são assim remetidas para as mais diversas regiões do Brasil.


A Malhas Imperial sempre foi símbolo de força, competência e solidez. Hoje, a administração está voltada para a relação qualidade - produtividade - competitividade - design, e muitas são as dificuldades para harmonizar esse conjunto. Para superar os obstáculos, a empresa investe cada vez mais em equipamentos modernos de tecelagem e acabamento, fios diferenciados, criatividade na modelagem e qualidade dos seus produtos. A pesquisa e desenvolvimento de novos produtos são o ponto chave para o sucesso da empresa.


Hoje, além de contar com seus cinco pontos de venda próprios, a Malhas Imperial, através da Vira & Mexe, está presente nas mais diversas regiões do Brasil. Atualmente conta com aproximadamente 40 colaboradores. Apesar de ser uma empresa familiar sempre se focou na profissionalização e o sucesso destes 43 anos em muito se deve a essa preocupação.

A Malhas Imperial se foca no público adulto (masculino e feminino), enquanto que a Vira & Mexe para o segmento infantil desde bebê até a linha Teen.


Malhas Imperial, Vira & Mexe - empresa com sinônimo em tradição, qualidade e moda em malha tricot.

Fonte: Jornal a Ponte - 10/07/2013, pags 10 e 11, por Jéssica Loesch

ENDEREÇOS:

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