quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Bondinhos? Em Canela? É! Bondinhos Aéreos em Canela/RS!
Canela tem o primeiro Bondinho Aéreo do Rio Grande do Sul.
Geralmente associamos a palavra com o equipamento que há no Rio de Janeiro ou nos Alpes, mas surpreenda-se com a novidade que proporciona visões privilegiadas da Natureza exuberante, e com segurança.


Em dezembro de 2013 a mídia divulgou: 'que a Cascata do Caracol é um espetáculo da natureza, todo mundo já sabe. A novidade é que agora, além de admirá-la com uma visão privilegiada, o Parques da Serra trouxe a segurança da tecnologia suiça para acompanhar você neste passeio'.
O Display Card foi conferir. A conclusão é que se você aprecia passeios contemplativos junto a Natureza, você não pode perder este passeio!
Com chuva ou sol, é uma ótima escolha.


Para chegar é fácil e bem sinalizado. Quando estiver no Parque Cascata do Caracol, siga pela direta e acompanhe as placas.

Ao embarcar não se preocupe em entrar no primeiro Bondinho... se você estiver no segundo ou terceiro, não perderá nada do visual.

No Bondinhos Aéreos Parques da Serra há três estações - Central, Animal e Cascata; o percurso total faz 840 metros. Você pode percorrer todas em 15 minutos, ou levar horas curtindo cada estação e atrativos.


Eu fui de manhã! O parque abre às 9h30min, e lá estava eu... ansiosa!
O visitante chega na Estação Central. Você pode se distrair com lojas de souvenirs, couro, vinhos e licores, ou reenergizar o corpo no Botequim Café - que comercializa lanches rápidos, cafés, chocolate quente e outras bebidas.
Quando cheguei havia ainda cerração (névoa) encobrindo a Cascata do Cascata. Mas logo se dissipou e pude ver todo o vale a 85 metros de altura.


O bondinho está programado para subir à Estação Animal; ele pode chegar a velocidade de 4,5 metros por segundo... então, é tranquilo. Dá tempo para apreciar detalhes da Natureza, a copa das Araucárias com suas pinhas... algumas gigantescas e outras ainda minúsculas; dá para fotografar a vontade. Se você tiver sorte verá Quatis, literalmente pendurados nos galhos!



Na Estação Animal você está a 210 metros de altura. Lá está o Espaço das Esculturas que Falam. Não, não enlouqueci! Elas falam sua própria língua!

No espaço estão esculturas talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010); são 85 peças que a partir de pesquisa e criatividade reproduzem a aparência e o som dos animais. Lá cada toque e cada gesto pode reproduzir um som diferente, tornando a visita interativa.

Nessa estação também está a trilha na mata; são apenas 220 metros, mas você pode ter inesquecíveis surpresas!
De preferência não percorra a trilha em grupos grandes - que geralmente são barulhentos e assustam os animais. No caminho não olhe apenas para frente ou para o chão... pare, olhe para cima! Podem haver bugios, macacos, serelepes (lembram esquilos), e outros percorrendo os galhos.

Aproveite para inspirar e expirar fundo. Neste local o ar possui elevado grau de pureza.

No percurso você verá que a Flora e a Fauna está identificada em placas.

NÃO JOGUE lixo no chão... há lixeiras próprias para isso.

Aproveite o momento na Estação, junto ao mirante, contemple o horizonte... se concentre e você verá pontos conhecidos de Gramado.

Depois embarque novamente rumo a Estação Cascata. É A HORA de contemplar a queda d'água de 131 metros. A fascinante e inesquecível Cascata do Caracol. Nesta estação, as escadas conduzem ao mirante de onde você tem uma vista espetacular da cascata e registrar belas imagens de todo o cenário.


Na subida, a esquerda, observe um grande tanque... é uma estação de tratamento de água de esgoto. Toda água consumida nas estações - isso quer dizer inclusive banheiros, é purificada para então voltar ao solo. A pureza da água naquela estação chega a 94% DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio).



Além disso, todo o complexo é iluminado com lâmpadas LED.
'Aqui a preocupação ambiental existe desde a concepção do complexo. Buscamos respeitar cada desenho da Natureza para elaboração dos atrativos', compartilha Fabrício Bogo que orientou o passeio e anunciou que o objetivo é implantar mais dois atrativos no parque: um contemplativo e um radical.

Outro atrativo do parque hoje é a Tirolesa.

O COMPLEXO TURÍSTICO
São 59 hectares cujo principal atrativo são os 12 bondinhos, capazes de transportar até 96 pessoas simultaneamente (oito pessoas sentadas - em cada). Os bondinhos também oferecem estrutura para pessoas com mobilidade reduzida.
O equipamento tem tecnologia da empresa suíça Rowema, que produz os bondinhos utilizados nos Alpes e é referência no setor. Em Canela são 18 toneladas de motor.

“Os bondinhos são fechados, oferecendo conforto e segurança aos visitantes. Utilizamos a tecnologia mais moderna e segura do mundo neste tipo de equipamento”, garante Julio Tedesco diretor da empresa responsável pelo empreendimento.Nas três estações há instalações sanitárias.
O investimento na implantação do Parques da Serra em Canela/RS foi de R$ 15 milhões.

Minha dica: lembre de usar repelente; protetor solar e boné também são recomendáveis.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Todos os dias das 9h30min às 18h
A bilheteria encerra as 17h30min

Para saber sobre preços e outras informações, clique aqui.
http://www.parquesdaserra.com.br/info

ENDEREÇO:
Estrada da Ferradura, s/n
Rio Grande do Sul - Canela - Caracol
contato@parquesdaserra.com.br (54) 9164-2084