quinta-feira, 28 de março de 2013

Cristais de Gramado: parada obrigatória

Brilho, transparência, status, desejo, charme, beleza, mistério... que sentimento atrai mais de 150 mil visitantes ao ano à Cristais de Gramado?
A empresa está em Gramado/RS (obviamente) e é pioneira no Rio Grande do Sul. É referência nacional.

Lá está um universo de cores e formas com acabamento refinado. Sim, cores!
As peças artesanais são fabricadas com a técnica italiana di Murano, a partir da qual o cristal é moldado por meio de sopro e movimentos manuais que resultam em peças com cores e design exclusivo.
Pode ter certeza de que a sofisticação dos detalhes e o requinte do trabalho artesanal jamais produz um modelo exatamente igual ao outro. E isso é encantador!


HISTÓRIA dos Cristais di Murano
Esta técnica originalmente desenvolvida em Veneza no século X recebeu atenção especial  em meados de 1291, onde as autoridades venezianas, preocupadas em preservar o sigilo da arte do cristal, transferiram todas as fundições da cidade para a ilha de Murano. Os artesãos não podiam abandonar Murano sob a ameaça de pagar com a própria vida. Em troca desta fidelidade recebiam títulos de nobreza. Ao longo de sua história, as fundições aprimoraram o brilho especial e único das peças do cristal de Murano. Os fabricantes carregavam um espírito de aperfeiçoamento, inovação e competição permanente entre as famílias artesãs na intenção de demonstrar uma infinidade de formas e tonalidades dos cristais. Hoje em dia esta técnica está nas mãos de um  grupo distinto de famílias que  tem um papel essencial no desenvolvimento da idéia de utilizar o cristal como uma arte reconhecida em todo o mundo.

COMO CHEGAR
Do conforto do seu apartamento, você solicitar o 'translado gratuito'.
Se estiver em grupo, solicite ao seu guia que a Cristais de Gramado integre o roteiro do passeio.
Se estiver de carro, vá até uma das lojas. É imperdível.

Para ser inesquecível, é ideal que você visite a fábrica e loja.
Nas lojas o conceito é igual, mas na fábrica tem a loja temática. Já na recepção estão "As Venezianas" - meninas com traje de época de Veneza, onde originalmente se desenvolveu a técnica di Murano. (é! além do Carnaval, outro marco histórico são os cristais!)
Depois você já estará envolvido com a decoração, cujos painéis e pinturas permitem  sentir-se na própria Veneza.


Em geral, inicia-se o passeio pela fábrica, onde o Mestre Vidreiro fala sobre a técnica e faz demonstrações. Ah sim! Quando o mestre abre a fornalha ... o 'calorzinho' é básico! São 1200 graus centígrados.


O mestre também explica quais são os departamentos da loja, para que o visitante tenha um bom aproveitamento de seu passeio.
Se quiseres ver tudo com calma, reserve em média uma hora e meia para a Cristais de Gramado. A loja possui 1000m² e mais de 19 mil itens. Se você tiver sorte, encontrará os proprietários dando dicas.

DIFERENCIAIS
É necessário destacar que:
- o atendimento: os 18 atendentes são treinados, e além de tirar dúvidas dos clientes, eles proporcionam agilidade na hora do pagamento, em alta temporada são nove caixas abertos simultaneamente.
- a loja é temática.
- o preço: a Cristais de Gramado afirma ter o melhor preço pois além do que fabrica, revende produtos importados direto da fábrica.
 
Outros produtos
Além das peças fabricadas na Cristais de Gramado, é possível encontrar produtos da República Tcheca, Polônia e Itália. (A Cristais de Gramado exporta para Africa do Sul, Angola, Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Alemanha).
Vale destacar que os mais renomados designers da República Tcheca criaram linhas que a Cristais de Gramado vende com exclusividade no Brasil, ou seja, é única e só se compra lá!


Lá você também encontra a maior joalheria de semijóias do Brasil: são 14 mil modelos!

Produtos personalizados
Na loja é possível personalizar peças, desde placas, chaveiros, troféus, até Cubos em 3D com gravação em laser - que é a peça mais vendida individualmente.

NOVIDADES
Gramado é lincada com chocolates, móveis e fondue, mas Telmo de Freitas Gomes está literalmente mergulhando em um projeto que definitivamente incluirá o Cristal nos objetivos de desejo dos turistas. Trata-se de um parque temático com 50 mil metros quadrados, com Gôndolas passando por dentro da loja e muitas outras surpresas.
Recentemente foi instalada uma árvore de cristal com dois metros e meio de altura ao lado da loja do centro e em breve será instalada uma escultura de cristal com três metros e meio, em local a ser definido.

ENDEREÇOS
A Cristais de Gramado está em três endereços:
- Fábrica e Loja:
RS 115, km 36 - Varzea Grande
- Loja 2Hotel Serrano Resort & SPA

Na rede:
Website
Facebook

Fotos: Ronaldo Bertoluci Filho
Matéria: Mariana Schumann